Blog do Edelson Freitas

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

FALANDO NISSO...COM MAICO RAMONE!

z

Mata do Peru e a poeira.
Alguns moradores do povoado Mata do Peru, vem travando uma luta para a melhoria das estradas nos trechos onde ficam as cerâmicas. Os moradores desta localidade estão reclamando da grande poeira causada com a passagem de veículos de grande porte, veículos estes, que vão até as cerâmicas para ser feito o carregamento de blocos e também levar a matéria prima para a fabricação dos artefatos de cerâmica. Alguns moradores fizeram vários quebra-molas, para que os carros passem em velocidade baixa no sentido de diminuir um pouco a poeira.
É muito justa a luta de alguns destes moradores, até porque é uma questão de saúde pública. È muito chato o cidadão ter suas casas todos os dias empoeiradas com a passagem destes veículos. Mas tem algumas coisas que eu não concordo. Moradores construíram quebra-molas em dez em dez metros. Alguns também estão dizendo que irão fechar as estradas em forma de manifesto para chamar a atenção das autoridades, isso eu concordo, mas no último caso e com responsabilidade e sem exageros.
Entendo que o poder público tem que tomar as providências para que o problema acabe, mas tembém isso não é da noite para o dia, requer tempo e planejamento, mas acho interessante uma medida paleativa enquanto esses procedimentos acontecem.
Quanto aos donos de cerâmicas, eles não podem fazer nada porque da porta pra fora quem manda é o poder público, e não é responsabilidade deles. Já pagam impostos altíssimos, taxas de energia abusivas, investiram um alto valor nos equipamentos e além do mais estão gerando empregos de forma direta e indireta. Portanto no meu ponto de vista compete ao poder público, mas também entendo que não é de uma hora para outra, que pode fazer um calçamento nos trechos onde os moradores estão sendo afetados pela poeira

Novos Conselheiros Tutelares.


Já foram empossados os novos conselheiros tutelares de Simão Dias, quero desejar a todos os empossados um bom trabalho e dizer que compartilhem os seus dados com a imprensa, não deêm as costas à comunicação, pois é um poder que pode lhes ajudar bastante. Serei um parceiro de vocês, elogiarei, cobrarei e criticarei.


O endurecimento da Lei Seca. Os senhores acreditam?

Uma das novidades da reforma que está sendo promovida no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é o endurecimento da lei seca, que penaliza o motorista flagrado dirigindo alcoolizado. Pela proposta aprovada, na última quarta-feira, 25, na Comissão de Viação e Transportes da Câmara, o condutor que estiver com sinais notórios de embriaguez será criminalizado, mesmo que se recuse a fazer o teste do bafômetro. Além da multa e da perda da habilitação, terá de cumprir pena de detenção de 6 meses a 3 anos. "O condutor não terá mais a opção de fazer o teste do bafômetro. Se ele estiver com características de que bebeu, ficará automaticamente caracterizado isso, mesmo que ele não faça o teste do bafômetro", explicou a deputada Rita Camata (PSDB-ES), relatora do projeto de lei que altera o Código de Trânsito. "Vai ser igual a exame de DNA: quem se recusa a fazer o teste é automaticamente considerado o pai da criança", resumiu Camata. Hoje, quem é flagrado em uma blitz com sintomas de embriaguez e não quer fazer o exame do bafômetro, tem o carro e a carteira de habilitação apreendidos, mas pode ir para casa.Além de endurecer a legislação para quem se recusa a passar pelo bafômetro, um dos artigos do projeto muda a lei seca ao determinar que os motorista envolvidos em acidente de trânsito poderão ser submetidos ao teste do bafômetro ou exame de sangue para determinar se houve consumo de álcool. Hoje, apenas quando o condutor provoca suspeita de ter bebido é que fica obrigado a se submeter ao teste.

Ao meu simples modo de ver, isso ficará apenas no papel. Em qualquer lugar que chegarmos hoje, o que mais observamos é o cidadão ingerindo bebida alcoólica e conduzindo carros e motos. Portanto, isso é uma balela, conversa fiada, virou moda matar no trânsito e não dar em nada. Outra coisa é o cidadão recusar-se a fazer o teste do bafômetro, pois a lei diz o seguinte: Ninguém é obrigado a produzir prova contra a si mesmo. Então eu pergunto, para que existe o bafômetro? Quanto a questão da perda da habilitação, até ai eu concordo, mas quanto a pena de 6 meses a 3 anos de detenção, eu du-vi-do !