Blog do Edelson Freitas

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

FALANDO NISSO...COM MAICO RAMONE!

z

- É com grande prazer que aqui estou mais uma vez, neste respeitado veículo de comunicação.
Eu disse em minha última coluna que falaria sobre a grande poluição sonora que temos em Simão Dias. Pois bem, finais de semana para quem mora próximo aos bares aqui da cidade é um tormento, o cidadão chega a um bar para beber, liga o som em toda a altura e fica ouvindo as suas músicas prediletas e também incomodando as pessoas que estão descansando em suas residências. Sem contar que na maioria das vezes as músicas são de péssima qualidade, como também o som.
Já durante a semana o cidadão liga o som em sua casa em toda a altura, obviamente quem mora vizinho não irá gostar, porque não tem a obrigação de ouvir as músicas que o vizinho está ouvindo.
Temos também carros de som de algumas casas comerciais, que logo cedo estão com um som estridente anunciando promoções e comerciais, passando na frente das residências das pessoas causando um desconforto e um grande barulho em ruas estreitas.
Tenho certeza que algumas pessoas não irão gostar do que falei ou escrevi, mas paciência. Vejamos o que diz o artigo 42 das Leis das Contravenções Penais.
Art. 42. Perturbar alguém, o trabalho ou o sossego alheio:
I – com gritaria ou algazarra;
II – exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;
III – abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;
IV – provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem a guarda:
Pena – prisão simples, de quinze dias a três meses, ou multa.
Esse problema de poluição sonora no meu ponto de vista é de difícil solução, porque exige das pessoas que cometem esses abusos, educação e bom senso e esses requisitos não são para todos.

-Nos últimos dias alguns alunos do Colégio Milton Dortas fizeram denúncias no rádio dando conta das normas e regras exigidas pela escola e que os alunos deveriam seguir. Tais alunos estão reclamando da exigência de fardamento, tênis e calça. No Tropical Notícias da última quarta-feira a diretora do colégio em entrevista deu explicação sobre o que estava acontecendo.
A senhora diretora está correta, acho que os alunos tem que está fardados sim, porque já vi algumas alunas irem para as salas de aulas, com roupas devassas.
Também na questão em que os alunos estão nos corredores, tem que estar nas salas de aula, porque quando não quiserem assistir aula fiquem em casa, e não nos corredores atrapalhando os outros alunos. Outra coisa, em nenhum momento na entrevista a diretora disse que quem não estivesse fardado não iria assistir aula. Como disse a diretora: Todas as mudanças causam impactos.
E é o que eu acho, pois em todo lugar bagunçado quando alguém chega para moralizar ou organizar, gera polêmica, porque algumas pessoas não estão acostumadas com os bons costumes. Não conheço a senhora diretora, mas o que eu observei na entrevista é que ela está colocando ordem onde outrora não tinha, porque se tivesse não geraria tanta polêmica.
Todas as instituições têm suas normas e regras, e tem que ser respeitadas, pois o seu descumprimento gera bagunça, desordem e consequentemente a instituição perderá a moral perante a sociedade.
Peço agora em modo geral aos alunos, que colaborem, vamos cumprir as determinações da direção da escola, afinal de contas não são normas abusivas, é normal, só não estão sendo praticadas, até porque quando alguma norma for abusiva e atingir com prejuízos aos alunos eu falarei aqui, porque aqui eu mostro os dois lados da moeda, agradando ou não.
Vamos zelar pelo o Colégio Milton Dortas que é um patrimônio do povo de Simão Dias.